Categoria: Artigos
Data: 12/11/2023

A maioria dos cristãos sabe que deve ir à igreja. Mas, em meio há tantas denominações e estilos diferentes, em qual igreja ir? Será que a Bíblia Sagrada nos orienta sobre isso? Será que há características bíblicas que devemos buscar em uma igreja? Historicamente, a Igreja de Cristo demonstrou cuidadosa preocupação para discernir igrejas que fossem não somente verdadeiras, mas saudáveis. Entretanto, infelizmente temos percebido que os critérios de avaliação atuais estão focalizando questões mais periféricas, como estrutura física, quantidade de pessoas, estilo musical, programas atrativos para faixas etárias, entre outros. Dessa forma, as atividades se tornaram mais valorizadas do que a natureza essencial da igreja.


No período da Reforma Protestante, três marcas foram ressaltadas como as marcas essenciais de uma igreja verdadeira. De acordo com a Confissão Belga (1561): “As marcas para conhecer a verdadeira Igreja são estas: ela mantém a pura pregação do Evangelho, a pura administração dos sacramentos como Cristo os instituiu, e o exercício da disciplina eclesiástica para punir os pecados” (Art. 29). A marca mais fundamental é a pura pregação do evangelho, que é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê (Rm 1.16). Sem a pregação do evangelho não há igreja (Gl 1.8). O Senhor nos deu a sua Palavra para a nossa salvação e vida diante dele, e espera que a ouçamos e sigamos de todo o nosso coração.


A segunda marca é a pura administração dos sacramentos do batismo e da Ceia do Senhor, os quais são sinais exteriores e visíveis para a noiva de Cristo identificar que pertence a Ele e desfruta de uma santa aliança com Ele (Mt 28.19; 1Co 11.23-26). A terceira marca é a disciplina eclesiástica, tanto em sua forma corretiva quanto formativa. A disciplina corretiva serve para trazer ao arrependimento os vacilantes em sua fé e prática, e fazer separação entre os crentes e os incrédulos (Mt 18.15-17); a disciplina formativa desenvolve os seguidores de Cristo no caminho do discipulado. São marcas que acompanharão o cristão em toda a sua caminhada na fé, pois ele é recebido na igreja pelo batismo e, então, é nutrido e discipulado pela pregação do evangelho e pela Ceia do Senhor, e corrigido pela disciplina eclesiástica. Uma igreja que valoriza essas marcas bíblicas é uma igreja que vale a pena conhecer e fazer parte.


Autor: Rev. Alexandre Amin de Oliveira   |   Visualizações: 882 pessoas
Compartilhar: Facebook Twitter LinkedIn Whatsapp

Deixe seu comentário