
“Jovens, eu lhes escrevi, porque vocês são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece e vocês venceram o Maligno” 1João 2.14.
A juventude é uma fase incrível. É o auge da força física. É o momento das oportunidades e possibilidades. Mas também é um período de crises e lutas intensas. Por isso o apóstolo João se dirigiu aos jovens. Alguns entendem que é possível que ele estivesse se referindo à etapa intermediária do amadurecimento cristão. Outros entendem que se referiu aos jovens em idade mesmo. Seja como for, tanto jovens como todos os demais podem aprender muito com o que João escreveu.
Os jovens para os quais João escreve foram elogiados: “vocês venceram o Maligno”. Com isso, quis dizer que eles venceram Satanás, o inimigo de nossas almas. Os jovens estão envolvidos ativamente na batalha do viver cristão. Eles já creram no Senhor e foram redimidos (justificação). Mas precisam avançar para o viver digno do evangelho (santificação). As atitudes que tomamos na juventude geram consequências para toda a vida. Por isso, sabemos que a carne, o mundo e Satanás são adversários incansáveis, que tentarão derrubar os jovens, fazendo-os desistir da caminhada com Cristo.
João mostra como eles venceram as tentações. Eles demonstraram força, não força que provém do vigor físico da juventude, mas força espiritual que provém da comunhão com Deus. Eles se mostraram fortes e venceram o Maligno, porque neles “a Palavra de Deus permanece”. Eles receberam a Palavra e a colocaram em prática (Tg 1.22), procurando amoldar as suas vidas aos ensinos da Palavra. Como afirmou o salmista: “Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra” (Sl 119.9).
Da mesma forma, triunfaremos sobre o poder e o engano de Satanás à medida em que guardarmos a Palavra de Deus em nossos corações, colocando-a em prática a cada dia. Jamais esqueçamos que a nossa luta é espiritual (Ef 6.12). Por isso, as armas com as quais lutamos não podem ser humanas (2Co 10.4), mas espirituais – a Palavra e a oração.